Google+

Idosos

13151809_1495142260500831_5731497856229775592_n

Curso de Informática Básica para Terceira Idade

O PET Computação, em conjunto com a Professora Doutora Ellen Francine Barbosa, realiza esse trabalho de “informatização” da terceira idade com a perspectiva de que essa geração não vivenciou diretamente a revolução tecnológica e as utilidades que as novas mídias e ferramentas trouxeram para o cotidiano. Nosso objetivo é introduzí-los a esses recursos digitais, de forma que eles possam aplicar esse conhecimento em suas vidas, estimulando a interação social (familiares e/ou amigos que moram longe), a comunicação em rede e instigando a curiosidade em explorar o meio digital.

O Curso de Informática Básica para a Terceira Idade é dividido em 8 aulas explorando os seguintes conteúdos:

– Hardware e Software:
Breve introdução a algumas ferramentas do computador com a apresentação dos dispositivos que auxiliam no seu manuseio como teclado e mouse, além de dispositivos externos como HD e pen-drive.

– Sistemas Operacionais:
Os participantes aprendem noções básicas sobre os sistemas operacionais mais populares e as diferenças que podemos encontrar em cada um deles.

– Arquivos e Pasta:
Nessa etapa, ensinamos como criar uma pasta, as utilidades que esse recurso possui (como armazenar documentos, fotos e outros arquivos). Os participantes são estimulados a organizar sua atividade no computador, para que seus registros virtuais fiquem ordenados e, dessa forma, seja fácil localizá-los.

– Criação e Manipulação de Textos e Imagens:
Os participantes aprendem a escrever textos, editá-los e salvá-los, além de trabalhar com imagens (paint). Além disso, eles veem aplicações básicas utilizando esses dois tipos de arquivo como mandar um e-mail e alterar o plano de fundo do computador.

– Internet e Navegadores:
Passamos o conceito resumido do que se trata a internet, o que podemos realizar nela e como acessá-la. Para acessá-la, apresentamos alguns dos principais navegadores, explicamos sua estrutura e como utilizá-los.

– Ferramentas de busca:
São apresentados alguns sites de busca e a forma de utilizá-los, abordando os conteúdos que podem ser encontrados nessas plataformas e como isso pode auxiliar no dia a dia virtual desses idosos.

– Redes Sociais (Facebook):
Os participantes aprendem a criar uma conta no Facebook e as principais utilidades dessa rede social, dentre elas: alterar a foto de perfil, postar uma publicação ou uma foto, adicionar amigos, comentar na publicação de terceiros, conversar com amigos por mensagens e entrar em um grupo.

– Computação em Nuvem:
É exposto o conceito do armazenamento em nuvem, os principais serviços de armazenamento em nuvem na internet e como utilizá-los.

– Segurança em Rede:
Os participantes recebem noções básicas de como se proteger melhor na rede, com foco no repasse de dados pessoais por meio da internet, na segurança das senhas virtuais e em possíveis golpes de sites maliciosos, vírus e spam.

O curso oferece a assistência de monitores que são encarregados de acompanhar os participantes durante toda sua realização, dedicando muita atenção e guiando-os para que eles apresentem o melhor rendimento possível. Consideramos essa uma peça fundamental para o êxito do curso, nesse sentido, distribuímos os monitores de forma que cada participante receba o auxílio de um monitor exclusivo (o que nem sempre é possível).

O resultado de tanto empenho é que o Curso de Informática Básica para Terceira Idade se encaminha para sua quarta edição, cada vez mais completo e podendo oferecer um conhecimento mais amplo para essa geração. Acreditamos que estamos cumprindo nosso objetivo de informatizar esses idosos e despertar o seu interesse pelo meio virtual.