Google+

Codifique Primeiro Semestre 2014

logo codifique

O Codifique busca empolgar jovens estudantes para a área de Computação através de um curso de programação. O curso oferece noções básicas de programação para que os alunos sejam capazes de resolver problemas e, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso, criar seus próprios programas de computador.

Em sua primeira edição, no segundo semestre de 2013, o Codifique ofereceu um curso baseado na linguagem de programação C. Buscando aumentar a motivação dos alunos, foi desenvolvido um curso baseado na linguagem JavaScript que possui uma sintaxe mais simples que C e está integrada em todos os navegadores Web.

Segunda Edição

No primeiro semestre de 2014 realizamos a segunda edição do projeto Codifique. O projeto atendeu alunos do do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio contando com os alunos de graduação, membros do PET Computação e também voluntários, atuando como professores no projeto. Dentre os conteúdos abordados sobre lógica de programação podemos citar estruturas condicional, estrutura de repetição, vetores e objetos entre outros. Além desses tópicos foi passado os elementos básicos de Web permitindo que os alunos programassem suas interfaces baseando-se em páginas Web. Alguns alunos foram além e estudaram outros elementos gráficos que permitem criar conteúdo mais dinâmico, interativo e até jogos. Os professores membros do PET foram: Bruno Orlandi (Coordenador), Giovane Mocellin, Gil Reis, Rafael Hiroki e Thiago Lima. Os professores voluntários não ligados ao PET foram: Sergio Arnosti, Diego Navarenho, Caio Nascimento e Carlos Lopes Filho.

Foto: Professores do Codifique.

Professores do Codifique.

Apoio e Premiação

Ao final do curso os alunos devem realizar um projeto individual que envolvam os conceitos aprendidos. O tema do projeto é livre para que os alunos usem sua criatividade e como incentivo premiamos os melhores projetos. Nesta edição pudemos contar com o apoio da iniciativa Ano do Código em parceria com a Casa do Código que doaram cinco livros para premiar os melhores alunos. Três alunos que se empenharam em seus projetos ganharam o livro Lógica de Programação: Crie seus primeiros programas usando Javascript e HTML. O livro aborda todo o conteúdo que ensinamos no curso e um pouco mais. Esperamos que estes alunos continuem com seus estudos de programação mesmo após o curso.

Heitor Borges, Camila Zancanella e Adriano de Paulo recebendo os livros.

Heitor Borges, Camila Zancanella e Adriano de Paula recebendo os livros com os professores do Codifique.

Heitor e Camila fizeram projetos semelhantes que envolviam questionários que o jogador, quando acerta uma pergunta, acumula pontos que são exibidos ao final das perguntas. Já Adriano se aventurou em desenvolver um jogo gráfico, utilizando a tecnologia do Canvas implementado no HTML5, no qual o jogador deve desviar de obstáculos que vem em sua direção com velocidade aleatória.

Guilherme e Leonardo foram os alunos que desenvolveram os melhores projetos, utilizando todo o conteúdo do curso e também fora do curso. Eles também foram premiados com livros e ainda um pen drive de 32 Gb, para o primeiro colocado, e um mouse sem fio para o segundo colocado. O projeto destes alunos estão disponíveis no site do projeto Codifique, link no final do post.

Guilherme Fernandes, de 17 anos, primeiro colocado com seu projeto conta sua experiência com o Codifique: “Eu já tinha interesse em estudar ciências de computação e já sabia um pouco de programação, porém foi no Codifique que tive um contato mais prático com a programação, enquanto fazia o projeto final. Gostei muito do curso e ele aumentou bastante meu interesse pela área de computação.”

Foto: Leonardo Ribeiro, 2º Colocado, e Guilherme Fernandes, 1º Colocado.

Leonardo Ribeiro, 2º Colocado, e Guilherme Fernandes, 1º Colocado, juntamente com os professores do Codifique.

Resultados

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, onde o projeto foi realizado, há três cursos de graduação na área de computação, são eles: Bacharelado em Ciências de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. A maioria dos alunos do Codifique, após conhecerem mais sobre a área de computação, almejam cursar um ensino superior na área de computação. Para os professores tem sido uma oportunidade muito gratificante participar do Codifique, acompanhando a evolução dos alunos no curso e foi também uma ótima experiência acadêmica preparando e ministrando as aulas. Esperamos continuar divulgando e atraindo mais alunos para a área de computação em edições futuras do Codifique.

O PET Computação agradece aos que se voluntariaram para atuar como professores no Codifique e também agradece o apoio do Ano do Código e da Casa do Código. Obrigado!

Foto: Alunos e professores envolvidos nesta edição do Codifique.

Alunos e professores envolvidos nesta edição do Codifique.

Próxima turma

Para os interessados em participar do Codifique, tanto como aluno ou como professor voluntário, teremos uma nova turma no segundo semestre de 2014, fiquem atentos! Interessados em atuar como professor voluntariamente já podem entrar em contato com o pessoal do PET Computação.

Estaremos preparando novidades para as próximas edições do Codifique, fiquem atentos! Qualquer dúvida, sugestões e críticas podem entrar em contato com a gente.

Curtam nossa página no Facebook e acessem nosso site.

Nosso e-mail de contato é pet.codifique@gmail.com, mas você também pode entrar em contato pelo Facebook e pelo site.

http://codifique.tk/

E se você quiser começar a aprender a programar agora acesse o Ano do Código www.anodocodigo.org.br lá você encontra video-aulas e exercícios para sair programando e aprendendo sozinho.

DSCF0524

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *